domingo, 4 de julho de 2010

Curiosidade

Zumbi tinha escravos e a África era governada por reis negros que tinham escravos europeus e ajudavam no tráfico de negros.

Somos muito ingênuos ás vezes em pensar que a África era uma terra sem leis em que as pessoas viviam soltas sem autoridades, fomos treinados durante a escola a pensar assim, pois bem...nada do que na vimos na TV ou na escola é uma verdade absoluta. Zumbi viveu no séc. 17, nesta época quem tinha poder é quem possuía escravos, e isso não foi diferente com o nosso “herói negro”. Ele mandava capturar negros das fazendas vizinhas ao quilombo e sequestrar mulheres (coisa rara naquela época). Claro que havia negros que iam de livre e espontânea vontade, mas lá tinha que dançar conforme a música dele.

Grandes reinos na África negociavam com europeus, reis mandavam seus filhos estudarem na América ou na Europa. Havia entre eles uma espécie de acordo, os reis deixavam brancos morarem no continente como representantes, mandavam negros para os outros continentes. Mas quando um rei se abusava de algum desses representantes mandavam uma cartinha para o rei europeu com reclamações e eram atendidos prontamente.

Os africanos capturavam brancos e estes serviam de intermédio entre eles, como não entendiam a língua dos europeus, os brancos capturados faziam a comunicação e quando mandavam cartas sempre mandavam um pedido de socorro. Mas o rei pouco dava importância, porque precisava dessa relação com o rei africano para conseguir negros.

Leia mais em: Guia politicamente incorreto da história do Brasil, de Leonardo Narloch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário