quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Depois da faculdade, o que vem?



Para alguns, uma pergunta ridícula, para outros, uma pergunta pertinente e amedrontadora. Se eu seguisse uma reta lógica e fosse uma pessoa cheia de certezas, seguiria no caminho dos livros, participaria da seleção de mestrado e depois o doutorado. Mas para mim, confesso, seria uma atividade solitária e pouco útil socialmente.
Estudo Letras e ao optar por tal curso, pensei no prazer que a leitura me causava e a vontade de estudar línguas estrangeiras. Não pensei nem um pouco no meu papel na sociedade tampouco no lado financeiro, apenas visei uma possibilidade de estudos, uma extensão do colégio porém com disciplinas voltadas ao meu gosto pessoal. E acabei levando o curso assim, adiando por comodismo, pois trancar significava me dedicar ao nada e pensar no que fazer. Agora estou eu com o curso no fim, apenas o tcc em dependencia e pouca disposição em fazê-lo (não por falta do que falar ou por não gostar, mas por pura falta de sentido).
O mestrado e o doutorado seriam atividades decorrentes do meu curso e essenciais para seguir a carreira, pois ensinar em escola privada ou pública não é lucro nenhum por diversos motivos, acaba aqui a falácia do professor edificante e sentimental. Passar 2 anos e depois 4 anos ganhando se matando de estudar para só depois obter algum êxito na profissão não me anima nem um pouco. Seria colher frutos maduros demais. Por outro lado, estudar tanto tempo algum autor específico é minar minha vontade de ser útil já para com a sociedade. Ter contato imediato com a população carente, usar de alguma forma um pequeno poder em favor dos marginalizados. (Eu sei que pode ser balela para alguns, mas o clichê nunca fez tanto sentido agora).
Estou em crise com o término do curso e quando vejo colegas de curso sofrendo em escolas ou trabalhando em ramo diverso, fic0 ainda mais amendrontada. Será que sou a única perdida diante de tantas escolhas no mundo, tantos caminhos que te fazem parar no meio da encruzilhada para pensar nas consequências de cada um? estado de paralização total.


Nenhum comentário:

Postar um comentário